Sim, estou decidida. Vou mudar minha vida, Cansei de remédios, dietas, emagrece-engorda, academia até quarta. Cansei. Não foi uma decisão tomada do dia para a noite. Tive milhares de dúvidas. Pensei centenas de vezes. Pesquisei. Mudei de médicos. Pedi orientações a profissionais, amigos, médicos pessoais. Medo? Claro... faz parte!!! Mas estou decidida. Criei este blog à 29 dias da cirurgia, 14 de agosto de 2013, para tentar ajudar as pessoas que cogitam em fazer a cirurgia bariátrica.
Saiba como tudo começou clicando aqui...

quarta-feira, 26 de março de 2014

Erro médico ou destino?

"Jovem morre após cirurgia bariátrica e família fala em negligência médica

Paciente teria tido inflamação no esôfago após procedimento cirúrgico. Policlin, de São José dos Campos (SP), nega erro e diz que apura o caso."
Clique aqui e leia a matéria completa.
-------------------------
Me deu um frio na barriga e uma tristeza enorme ao ler esta matéria ontem no portal da Globo.com! Tão novinha...
Realmente nem sei o que pensar! Como disse em outras oportunidades, nunca fiz apologia à redução de estômago. A bariátrica mudou a minha vida e de muitas pessoas que conheci, mas os riscos que corremos foram os mesmos de outras cirurgias. 
Há riscos sim e os médicos nunca escondem. Por isso devemos sempre escolher os melhores médicos, as melhores clínicas, nunca deixar de perguntar, mesmo que pareçam perguntas bobas.
Muitas pessoas ficam ansiosas para fazer a bariátrica, e esquecem dos "contras" de uma cirurgia. Prudência é essencial!
Vale ressaltar que a bariátrica não é uma cirurgia estética! Existem muitos outros fatores envolvidos. Um dias desses a minha irmã deixou escapar pra mim um "você optou pela solução mais fácil...", sobre eu ter feito a redução de estômago, no que imediatamente respondi: " pelo contrário, foi a mais difìcil, e como foi!". Infelizmente a maioria ainda acha que reduzir o estômago é uma cirurgia estética, e muitos acham que você é um fracassado por não ter conseguido emagrecer sem a ajuda da bariátrica. Essa é a verdade!
Voltando ao assunto da garota, apesar dos médicos não serem contra, eu acho que se ela tinha uma saúde boa, mesmo sendo obesa, não vejo com bons olhos a redução para pessoas muito jovens, pois ainda há muitas alternativas a serem tentadas. Essa é a minha opinião.
Outra coisa que vale lembrar é que o número de óbitos para este tipo de cirurgia é ínfimo diante das cirurgias bem sucedidas. 
O check list antes da redução de estômago é:
- Tenho certeza absoluta da minha decisão?
- A obesidade causou alguma doença em mim?
- Já tentei, sem sucesso, todas as alternativas saudáveis para emagrecer?
- Meus médicos (ginecologista, clínico geral, cardiologista, gastroenterologista etc) aprovam minha decisão?
- Os exames pré-operatórios estão ok?
- Tenho responsabilidade para seguir tudo que o cirurgião e a equipe multidisciplinar orientar?
- Tirei todas as dúvidas com os médicos?
- Meu psicológico está tranquilo para enfrentar mudança total no meu corpo e na forma de enxergar a comida?
- Tenho consciência de todas as consequências que a cirurgia me trará, inclusive as desagradáveis?
- Tenho consciência que reduzir o estômago não é uma cirurgia estética muito menos resolverá todos os meus problemas físicos e emocionais?
- Tenho consciência que ficar mais magro (a) não vai me trazer a esposa (marido), namorada (o) de volta, nem ela (e) te amará mais?
Pois é... são tantos os questionamentos! Não é fácil! 
Boa semana para todos! ♡


Nenhum comentário:

Postar um comentário