Sim, estou decidida. Vou mudar minha vida, Cansei de remédios, dietas, emagrece-engorda, academia até quarta. Cansei. Não foi uma decisão tomada do dia para a noite. Tive milhares de dúvidas. Pensei centenas de vezes. Pesquisei. Mudei de médicos. Pedi orientações a profissionais, amigos, médicos pessoais. Medo? Claro... faz parte!!! Mas estou decidida. Criei este blog à 29 dias da cirurgia, 14 de agosto de 2013, para tentar ajudar as pessoas que cogitam em fazer a cirurgia bariátrica.
Saiba como tudo começou clicando aqui...

sábado, 20 de julho de 2013

Exames pré-operatórios

Quase todos os exames pré-operatórios podemos fazer na própria Clínica Imec, o que facilita bastante. Os únicos que não fiz lá foram os de sangue (que optei por fazer nos laboratórios Delboni Auriemo Omni Ccni).
Fiz os primeiros exames 10 dias após a primeira consulta, até porque tinha que levar meu marido junto para fazer a endoscopia e ele só poderia ir num sábado.
Os exames solicitados são:
Exames de sangue
- Endoscopia digestiva alta com biopsia para pesquisa de H.Pylori
- Ecodopplercardiograma
- Ultrassom de abdomen total
- Ultrassom da tireoide
- Ecodoppler venoso dos membros inferiores
- Prova de função pulmonar (solicitado pela fisioterapeuta)
- Densitometria óssea
- Exames de sangue (a lista está na figura ao lado, e está escaneada pelo meu celular, por isso sem muita qualidade na imagem)
Obs: Precisei fazer um exame de sangue chamado "Cortisol pós dexametasona". Tive que tomar dois comprimidos de Dexametasona de 0,5 mg, um dia antes do exame, às 23h. O sangue precisa ser colhido no outro dia entre 8h e 9h.
Já estava com a autorização do meu querido cardiologista, dr. Paulo Chaccur, que indicava a cirurgia bariátrica, até pelo meu histórico familiar de problemas cardíacos (ele foi o médico do meu pai, e é médico da minha mãe aqui em São Paulo).
Meu psicoterapeuta, dr. Edmundo Clareifont, também me apoiou à fazer a cirurgia.
No total, precisei de 3 dias para fazer todos os exames no Imec e passar pela equipe multidisciplinar (nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga).
Nos próximos posts conto como foram as consultas com a equipe multidisciplinar, e as orientações de cada uma profissional do pré e pós-operatório.
É importante informar que apesar de existir uma lista de exames pré-estabelecidos para quem vai fazer a cirurgia, acredito que para cada paciente existe uma necessidade. Por exemplo, como eu já estava com a autorização do meu cardiologista que me acompanha há 6 anos, e o fato de fazer exames cardiológicos de rotina constantemente, não precisei fazer outros exames cardiológicos.
A única coisa que a dra. Carina me pediu foi uma autorização do meu cirurgião vascular, já que eu fiz a cirurgia do aneurisma recente (em maio). O dr. André aceitou me dar essa autorização desde que a tomografia pós-cirúrgica desse tudo ok. Ainda aguardo o resultado do exame que fiz semana passada para levar na consulta com ele e pegar a autorização para a bariátrica...


Nenhum comentário:

Postar um comentário