Sim, estou decidida. Vou mudar minha vida, Cansei de remédios, dietas, emagrece-engorda, academia até quarta. Cansei. Não foi uma decisão tomada do dia para a noite. Tive milhares de dúvidas. Pensei centenas de vezes. Pesquisei. Mudei de médicos. Pedi orientações a profissionais, amigos, médicos pessoais. Medo? Claro... faz parte!!! Mas estou decidida. Criei este blog à 29 dias da cirurgia, 14 de agosto de 2013, para tentar ajudar as pessoas que cogitam em fazer a cirurgia bariátrica.
Saiba como tudo começou clicando aqui...

terça-feira, 23 de julho de 2013

Vamos falar da fisioterapia

Não é apenas fazer a cirurgia de redução de estômago. Você precisa passar por uma equipe multidisciplinar.
Quando soube disso, de imediato, confesso, achei desnecessário. Quando fui conhecendo o processo da cirurgia, as mudanças não só físicas e nutricionais, mas principalmente psicológicas que o paciente passa, passei a ter certeza que esse acompanhamento é imprescindível.
No meu caso, precisei passar com a fisioterapeuta, a nutricionista e a psicóloga. As três consultas iniciais fiz no mesmo dia na Clínica Imec mesmo.
Vamos primeiro falar da fisioterapia. A consulta foi com a Wilamar. Mas e o que fisioterapia tem a ver com cirurgia bariátrica? Eu também me fazia a mesma pergunta que se desfez no primeiro minuto da consulta: o obeso não respira direito, afinal a gordura pressiona o diafragma, pulmão, e a pessoa precisa aprender a respirar corretamente... Óbvio!!!
A fisioterapeuta fez várias perguntas:
- Você bebe bebidas alcoólicas?
- Não.
- Você fuma?
- Não.
- Você toma anticoncepcionais?
- Não.
- Você faz atividades físicas?
- Não.
- Você é triste. Sabia?
- (espantada) Sabia...
Quer dizer... Sabia e não sabia... Exceto pela atividade física que é sempre boa, não beber, não fumar e não tomar anticoncepcionais não me faz faz triste de quem faz todas essas coisas. Aliás, ODEIO cigarro e aprendi a me divertir sem precisar colocar uma gota de álcool na boca! Quanto a anticoncepcional, nunca me dei bem com eles... Casada, optamos por outras alternativas. Triste, sim, mas por outros motivos. Também sou feliz... Sei que ela falou na brincadeira!
Santo Respiron!
Depois das perguntas, a Wilamar me passou o Respiron para me exercitar todos os dias a partir do dia seguinte até depois da cirurgia, dessa forma:
1º ao 10º dia - Intensidade 0
11º ao 20º dia - Intensidade 1
20º dia até cirurgia - Intensidade 2 (e se conseguisse, passar para a 3)
Após cirurgia ficaria a critério da fisioterapeuta.
Além do exercício com o Respiron 2 ou 3 x ao dia em séries de 10, ela passou os seguintes exercícios para fazer 1 vez ao dia (5 vezes cada exercício):
1) Inspirar lentamente pelo nariz até sua capacidade e expirar lentamente pela boca (fazendo "biquinho") soltando todo o ar dos pulmões;
2) Inspirar lentamente pelo nariz até sua capacidade, levantando os braços ao mesmo tempo, e expirar lentamente pela boca (fazendo "biquinho") soltando todo o ar dos pulmões, abaixando os braços;
3) Inspirar lentamente pelo nariz levantando os braços até a metade, parar, e voltar a inspirar até os braços chegarem em cima, e expirar lentamente pela boca (fazendo "biquinho") soltando todo o ar dos pulmões, baixando os braços;
4) Inspirar lentamente pelo nariz até sua capacidade, prender a respiração por 20 segundos, e expirar lentamente pela boca (fazendo "biquinho") soltando todo o ar dos pulmões;
5) Exercícios de alongamento para as pernas: mexer os pés para frente e para trás, para os lados e em movimentos circulares.
Depois que comecei a fazer esses exercícios, passei a cansar muito menos, ter mais fôlego e dormir muito melhor, pois faço os exercícios antes de dormir, até meus filhos fazem comigo e adoram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário