Sim, estou decidida. Vou mudar minha vida, Cansei de remédios, dietas, emagrece-engorda, academia até quarta. Cansei. Não foi uma decisão tomada do dia para a noite. Tive milhares de dúvidas. Pensei centenas de vezes. Pesquisei. Mudei de médicos. Pedi orientações a profissionais, amigos, médicos pessoais. Medo? Claro... faz parte!!! Mas estou decidida. Criei este blog à 29 dias da cirurgia, 14 de agosto de 2013, para tentar ajudar as pessoas que cogitam em fazer a cirurgia bariátrica.
Saiba como tudo começou clicando aqui...

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Primeiras consultas

Então, como falei anteriormente, a Rê me indicou o dr. Luiz Carlos de Castro, da Clínica Terenas, na Mooca. Antes de marcar consulta eu pesquisei bastante sobre ele, e minhas impressões foram extremamente positivas.
Quando falei para minha família que ia marcar consulta, todos foram super contra. Alguns nem me levaram a sério. As únicas que me deram força foram minha irmã, a Josi e minha cunhada Ana. Meu marido inclusive me esnobou e minha mãe fez terrorismo. Mas como eu já sabia como eles eram, nem perdi meu tempo me importando com a opinião deles.
Aqui abro um parêntese para falar um pouco do meu pai. Por que eu amava (E AMO) tanto, tanto, tanto, meu pai? Porque ele me ensinava as coisas da vida de uma maneira leve, por que ele me dizia que eu estava errada com um carinho sem igual, porque nunca se colocou acima de mim, nem mais importante por ser meu pai, porque mesmo sabendo que eu ia quebrar a cara, ele sempre deixou bem claro que ele estaria lá para me acolher, porque ele nunca menosprezou minhas opiniões e nunca me julgou. Se eu dizia que ia fazer algo que ele sabia que não ia dar certo ele dizia: "Filha, você é uma das pessoas mais inteligentes que conheço, você sabe bem das possibilidades de isso dar errado, pense bem antes de tomar qualquer decisão. Mas se mesmo assim você quiser tentar, eu estarei aqui se der certo e principalmente se não der...". Assim, ele me convencia que eu estava fazendo burrada, ou me deixava tranquila para ter minhas próprias experiências, pois se eu errasse ele seria o primeiro a me dar as mãos para levantar. Enfim, ele era meu norte, meu sul, meu leste, meu oeste, minha razão e minha emoção... O problema é que ele não nos preparou para perdê-lo assim tão de repente. Ai vocês imaginam como fiquei sem chão quando se se foi. Sem chão e sem meu amigo.
Mas voltando à consulta, um dia antes de marcá-la, eu tive uma "conversa" com meu pai, pedi que ele me orientasse, que caso não fosse para eu fazer, que eu me sentisse angustiada e insegura para marcar, mas caso fosse esse meu "destino", que eu marcasse bem confiante e feliz. No outro dia acordei com uma disposição que há tempos eu não tinha, nem levantei da cama e já peguei meu celular para marcar a consulta. E assim foi.
Gastrectomia Vertical ou Sleeve
Chegou no dia da consulta as atendentes foram bem atenciosas. Logo fui atendida. O dr. Luiz Carlos é muito sério (mas eu gosto de médicos sérios!), me falou um pouco da cirurgia. Que a melhor opção para mim seria a Gastrectomia Vertical ou Sleeve, que é a técnica mais recente aprovada. Nela eles retiram boa parte do estômago, que fica "tubolizado" (como mostra a figura), e não se desvia o intestino, com o benefício de não alterar a absorção de vitaminas e nutrientes.
Além disso, ele explicou como era o processo todo. Ele iria pedir os exames pré-operatórios (muitos), fez uma carta para eu entregar quando fosse na auditoria da Unimed (que fica na Vila Mariana) indicando a cirurgia pelas complicações da obesidade mórbida (que palavra feia!!!).
Depois que eu marcasse a auditoria na Unimed demoraria uns 6 meses para autorizarem a cirurgia. Nesse período eu frequentaria a equipe multidisciplinar (psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta).
O hospital da cirurgia seria o Santa Rita, referência nesse tipo de cirurgia.
Vale ressaltar que essa burocracia da auditoria e dos 6 meses de espera (no mínimo) só acontece com a Unimed Paulistana, em outros convênios, os trâmites são bem mais fáceis e rápidos.
Quando marquei a auditoria, só consegui marcar para depois de 1 mês, ou seja, minha cirurgia só seria realizada em no mínimo 7 meses.
Uma informação bem útil: para fazer a cirurgia pelos convênios você precisa ter o IMC de 35 a 40 (obesidade severa) tendo doenças relacionadas à obesidade (hipertensão, diabetes, dores nas pernas etc) comprovadas por indicação de seu médico e/ou receitas médicas, e comprovação que você fez tratamento com médico endocrinologista por no mínimo 5 anos, sem sucesso. Se você tiver o IMC maior que 40 (obesidade mórbida), a cirurgia é feita sem necessidade de nenhuma comprovação.
SAIBA QUAL SEU IMC AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário