Sim, estou decidida. Vou mudar minha vida, Cansei de remédios, dietas, emagrece-engorda, academia até quarta. Cansei. Não foi uma decisão tomada do dia para a noite. Tive milhares de dúvidas. Pensei centenas de vezes. Pesquisei. Mudei de médicos. Pedi orientações a profissionais, amigos, médicos pessoais. Medo? Claro... faz parte!!! Mas estou decidida. Criei este blog à 29 dias da cirurgia, 14 de agosto de 2013, para tentar ajudar as pessoas que cogitam em fazer a cirurgia bariátrica.
Saiba como tudo começou clicando aqui...

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Uma nova chance para quem reganhou peso após a bariátrica

Ouvi muitas pessoas dizendo que conheciam alguém que reganhou peso após a cirurgia de redução de estômago, ou que não perdeu peso suficiente. Ficava até preocupada com isso...
Ontem, vi no blog do José Rubens Arnoni Jr, da Clínica Imec, um novo procedimento para resolver este "problema" sem a necessidade de uma nova cirurgia, realizada através de uma endoscopia: o Laser de Argônio.
Mas, atenção, só pode ser realizado em quem fez a cirurgia pelo método Bypass Gástrico ou Capella!!!
Leia abaixo como funciona:

"O laser de Argônio promove o estreitamento da anastomose (passagem entre estômago e intestino), do Bypass Gástrico promovendo maior perda de peso e eliminação do reganho de peso em até 90%.

No Brasil, em 2012, tivemos 72.000 cirurgias para perda de peso, sendo a maioria o Bypass Gástrico. Nesta cirurgia diminuímos o estômago e desviamos o intestino, deixando uma passagem (anastomose) estreita (10 – 12 mm) para o alimento, visando uma saciedade precoce. A perda de peso ocorre em torno de 30 a 40% do inicial. 
Em torno de 15 meses pós-cirurgia existe uma adaptação do organismo às mudanças no aparelho digestivo e ocorre a estabilização do peso. A perda, assim como sua manutenção está diretamente relacionada à mudança de estilo de vida com o hábito de dieta balanceada e atividade física. Temos verificado um reganho de peso em torno de 20% dos pacientes. Verificamos também que em muitos casos a anastomose está alargada com mais de 20 mm.
A aplicação do argônio por Endoscopia é feita ao redor da anastomose entre o estômago e o intestino, promovendo uma queimadura superficial. Na cicatrização há retração com diminuição do diâmetro devolvendo a sensação de plenitude (saciedade), experimentada logo após a cirurgia.
Feita sob sedação, não há necessidade de internação e o paciente pode retornar às suas atividades no dia seguinte.
Na maioria dos casos serão realizadas três sessões com intervalo de 60 dias. É possível a eliminação de 90% do reganho de peso.O acompanhamento com a Equipe Multidisciplinar é fundamental. É uma nova chance para a reeducação do estilo de vida e manutenção de perda de peso para toda a vida.
O procedimento é como uma endoscopia normal com risco baixo e raras complicações (sangramento local que geralmente para sozinho e estenose/estreitamento, resolvido com dilatação endoscópica).
Dr. José Rubens está realizando esse procedimento em São Paulo na Clínica Imec.

Perguntas freqüentes:

Como é o procedimento? Similar a uma endoscopia normal com duração de 20 minutos sob sedação. Há uma fulguração (queimadura superficial) no nível da anastomose (passagem entre estômago e intestino). A liberação ocorre 30 minutos após o procedimento, sendo necessário o acompanhamento de pessoa adulta devido à sedação.
Vou sentir dor? A maioria dos pacientes não sente nada. Alguns podem sentir desconforto, náuseas e vômitos.
É necessário preparo e exames pré-procedimento? Necessário jejum de 12 horas e na maioria dos casos apenas uma endoscopia prévia.
Como é depois? É necessário uma dieta líquida como na cirurgia. A região fica sensível e os alimentos sólidos podem causar desconforto ou sangramento.
Para quem está indicado? Para quem fez a cirurgia de Bypass Gástrico, está com o peso estabilizado, perdeu menos de 30% do peso ou reganhou mais de 10% do peso mínimo conseguido e a endoscopia deve mostrar anastomose alargada.
Quanto peso devo perder? Depende do organismo de cada um, assim como das mudanças dos hábitos e do estilo de vida. Geralmente 20% do peso ou até 90% do reganho. A segunda e a terceira sessão do procedimento causam um maior estreitamento e emagrecimento.
 Depois do tratamento é necessário exame de controle? O tratamento pode ser feito novamente se necessário? É conveniente um controle endoscópico após seis meses e depois anual. Se necessário (dilatação da anastomose e reganho de peso), o tratamento poderá ser feito novamente.
O Argônio pode ser feito na Gastrectomia Vertical ou Sleeve? Não, somente no Bypass Gástrico, onde temos uma passagem estreita, curta e localizada.
O método do argônio é regulamentado no Brasil? Sim, é regulamentado e tem registro na ANVISA.
O plano de saúde cobre? Não, não cobre.
É realmente necessário o acompanhamento da Equipe Multidisciplinar? Sim, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta são fundamentais para o acompanhamento e mudança do estilo de vida, necessário para a manutenção da perda de peso.
Vocês fazem esse procedimento na Clínica Imec? Sim, fazemos.
O pagamento é feito pelo tratamento completo ou pode ser por sessão? De preferência o tratamento completo, inclusive com a equipe Multidisciplinar.
Como faço para agendar? Entre em contato com nossas consultoras: (11) 9.9880.3404 - (11) 9.9880.2719 -(11) 2179.7979, pelo e-mail: contato@clinicaimec.com.br pelo Face: https://www.facebook.com/ClinicaImec?fref=ts, ou se preferir deixe seu e-mail ou telefone abaixo na área de comentários que entraremos em contato."

Fonte: Blog dr. José Arnoni Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário