Sim, estou decidida. Vou mudar minha vida, Cansei de remédios, dietas, emagrece-engorda, academia até quarta. Cansei. Não foi uma decisão tomada do dia para a noite. Tive milhares de dúvidas. Pensei centenas de vezes. Pesquisei. Mudei de médicos. Pedi orientações a profissionais, amigos, médicos pessoais. Medo? Claro... faz parte!!! Mas estou decidida. Criei este blog à 29 dias da cirurgia, 14 de agosto de 2013, para tentar ajudar as pessoas que cogitam em fazer a cirurgia bariátrica.
Saiba como tudo começou clicando aqui...

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A Gastroplastia

A cirurgia de redução de estômago, bariátrica ou gastroplastia para a maioria é a última tentativa de reduzir o peso e melhorar a saúde. Ninguém, em sã consciência, vai optar em fazer um procedimento, que como toda cirurgia, têm riscos, apenas para emagrecer, ficar magrinho da maneira mais fácil... Até porque não é fácil, requer muita determinação, disciplina, força de vontade mesmo!
Hoje mesmo uma pessoa da minha família, que fez a bariátrica me mandou um e-mail/desabafo questionando se eu ia mesmo fazer a cirurgia. Ela fez há 7 anos e hoje têm problemas intestinais, dor no estômago, hipoglicemia, vontade de comer sem conseguir etc. Também nem ficou "magrinha" (bom, comparando o antes e o depois dela, eu prefiro o depois, mesmo que ela não tenha ficado magrinha, mas está linda!).
É claro que é bom ouvir todos os lados, inclusive o "lado ruim", colocar na balança e ver para que lado ela pende mais. No meu caso, ela continua pendendo para o lado da Gastroplastia por todos os benefícios que ela trará para minha saúde e autoestima.
Não sou daquelas que faz apologia à cirurgia bariátrica, ao contrário, eu acredito que cada pessoa é um caso. Eu queria muito dizer que vou tentar emagrecer meus 40 quilos só com alimentação e exercícios, fazendo a Dieta Dukan (que pra mim é a que melhor funciona para quem quer perder peso rápido), mudando meus hábitos, mas eu já estou em um estágio que já tentei de tudo, e as doenças relacionadas à obesidade vão aparecendo dia após dia!
Li no folheto do Imec que a obesidade está associada a diversas doenças e aumenta a taxa de mortalidade em até 12 vezes. Os obesos, apesar da força de vontade e tratamentos clínicos, não conseguem retornar e se manter no peso ideal.
Mas, com a cirurgia:
- Há redução em média de 50 a 70% do excesso de peso.
- Resolução de cerca de 57% da enxaqueca.
- Resolução de 96% da apneia do sono.
- Resolução de 63% da hipercolesterolemia (colesterol alto).
- Resolução de 69% da asma.
- Resolução de 69% da hipertensão.
- Redução de 90% da esteatose hepática (gordura no fígado).
- Resolução de 72% do refluxo.
- Resolução de 100% da síndrome do ovário policístico.
- Resolução de 44% da incontinência urinária.
- Resolução de 41% da osteoartrite.
- Resolução de 95% das varizes.
- Resolução de 72% da gota
- Resolução de 82 a 98% da diabetes tipo 2.
ps: Exceto os 5 últimos itens, eu tenho todos os outros citados!!!
A gastroplastia ainda melhora em 95% a qualidade de vida, e o risco de vida diminui em 89%.
Enfim, talvez o pós seja mais difícil do que eu imagino em todos os aspectos, mas eu sei que eu estou tomando a melhor decisão.

E faltam 9 dias... ;-)



Nenhum comentário:

Postar um comentário